Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Novembro Azul: Prevenção e Conscientização.

Novembro Azul: Prevenção e Conscientização.

por adm publicado 01/11/2022 13h55, última modificação 01/11/2022 13h57
A Câmara Municipal de Natuba - PB em nome da Presidenta Josinalva Lins, abraça a campanha de prevenção e conscientização do Câncer de Próstata.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é a neoplasia mais incidente entre os homens e o segundo tipo de câncer que mais mata – atrás somente do de pulmão – em todo o País. No ano passado, foram registradas 16.055 mortes em decorrência do câncer de próstata, o que equivale a 44 mortes por dia.

São estimados 65.840 novos casos da doença em 2022, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Desta forma, o diagnóstico precoce é estratégia utilizada para encontrar o tumor em uma fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido e reduzir o índice de mortes.

Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e é quando o paciente pode ser curado em mais de 90% dos casos. O porcentual diminui conforme a doença avança. “Na fase 1, entre 90% e 95%; na fase 2, acima de 70%; na fase 3, por volta de 40% a 50%; na fase 4 não é mais uma doença curável”, acrescenta Fernando Maluf, oncologista do Instituto Vencer o Câncer.

Quando os sintomas de câncer de próstata surgem, o tumor, geralmente, está em uma fase mais avançada. “O indivíduo pode sentir dificuldade ou desconforto ao urinar, jato urinário fraco, urinar mais vezes e acordar à noite para urinar. Quando a doença atinge os gânglios, o homem pode ter dor pélvica e edema em membros inferiores. Quando vai para os ossos, podem surgir as dores ósseas, associadas com potenciais de fraturas e compressão de nervosos periféricos ou do próprio cordão medular”, afirma Maluf. Também pode ser detectada a presença de sangue na urina ou no sêmen.

Qual é o significado do Novembro Azul?

Para mudar este cenário e incentivar a prevenção, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza mais uma edição do Novembro Azul. Neste ano, a campanha engloba a importância do cuidado global com a saúde masculina: “Saúde também é papo de homem”.

Ao longo do mês, o conteúdo das redes sociais do Portal da Urologia também será voltado para a saúde masculina e haverá lives com médicos de diversas especialidades.